Skip to main content

Opiniões

Desvendando o ChatGPT: A Inteligência Artificial acessível

O que é esse tal de ChatGPT (lê-se: xát gi pi ti) que muito se tem falado por aí? Nós da Convert resolvemos desvendar, do nosso jeito, todo o poder por trás da Inteligência Artificial Acessível e como ela poderá revolucionar a indústria, o mercado de trabalho e tudo que dependa de informações e interações. Vem conferir!

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é como um amigo inteligente que pode entender e conversar com você. Você pode fazer perguntas sobre qualquer assunto e ele estará apto a respondê-las da melhor forma possível. É como ter um ajudante que sabe muito sobre muitas coisas e pode ajudá-lo com seus problemas ou dúvidas. E a melhor parte é: você pode falar com ele sempre que quiser, como um bom amigo que está sempre ao seu lado!

Como o ChatGPT é usado?

Aqui estão alguns exemplos de projetos que usam o ChatGPT:

1. Chatbots para atendimento ao cliente – as empresas usam o ChatGPT para criar chatbots que possam responder às perguntas dos clientes e fornecer suporte.

2. Criação de conteúdo – ChatGPT pode ser usado para gerar artigos, histórias e outros tipos de conteúdo escrito.

3. Tradução de idiomas – ChatGPT pode ser treinado para traduzir texto de um idioma para outro, tornando mais fácil para as pessoas se comunicarem com outras pessoas que falam idiomas diferentes.

4. Sistemas de resposta a perguntas – ChatGPT pode ser usado para responder à perguntas em vários campos, como história, ciências e muito mais.

5. Assistentes pessoais – ChatGPT pode ser integrado a assistentes virtuais para torná-los mais humanos e fornecer respostas melhores e mais precisas às perguntas do usuário.

Estes são apenas alguns exemplos mais comuns para o ChatGPT. Vamos conhecer alguns mais empolgantes para o seu uso?

Mas não é só para os pontos acima que o ChatGPT é usado não!

Aqui estão alguns casos de uso interessantes do ChatGPT:

1. Gerando poesia e letras de músicas – 0 ChatGPT pode ser treinado para gerar poemas e letras de músicas em vários estilos e gêneros, criando obras de arte com IA.

2. Assistentes de redação virtual – o ChatGPT pode ser integrado a ferramentas de redação para ajudar em tarefas como sugerir palavras, completar frases e verificar a gramática.

3. Contar histórias com inteligência artificial – o ChatGPT pode gerar histórias interativas nas quais o usuário pode controlar a direção da trama, criando experiências únicas e personalizadas.

4. Melhorando a acessibilidade – o ChatGPT pode ser usado para ajudar pessoas com deficiência, como cegos ou com problemas de mobilidade, a interagir melhor com a tecnologia e realizar tarefas com mais facilidade.

5. Entrevistas de emprego virtuais – o ChatGPT pode ser integrado a plataformas de entrevistas virtuais para conduzir entrevistas mais humanas, reduzindo os vieses e limitações dos métodos de entrevista tradicionais.

Além de já estar sendo usada para enfrentar novos e emocionantes desafios, à medida que a tecnologia avança, a ferramenta promete evoluir ainda mais. As possibilidades para desenvolvimento são infinitas!


Vamos aos termos técnicos:

O ChatGPT é um modelo de IA conversacional de última geração desenvolvido pela OpenAI. Ele usa técnicas de aprendizado profundo para gerar texto com base na entrada que recebe dos usuários. Com sua capacidade de entender e gerar respostas semelhantes às humanas, o ChatGPT se tornou uma ferramenta popular para vários aplicativos, como chatbots de atendimento ao cliente, assistentes virtuais e sistemas de tradução de idiomas.

O ChatGPT foi treinado em um enorme conjunto de dados de diversas fontes de texto, o que lhe permite ter uma ampla compreensão do mundo e a capacidade de gerar respostas contextualmente relevantes. Esse modelo avançado de linguagem tem a capacidade de responder a perguntas, fornecer explicações e até mesmo escrever ficção criativa.

Concluindo, o ChatGPT representa um grande avanço no campo da IA e tem o potencial de revolucionar a forma como interagimos com a computação.


ChatGPT vai dominar o mundo, ou tomar o meu emprego?

Não, o ChatGPT não vai dominar o mundo. É simplesmente uma ferramenta desenvolvida pela OpenAI para auxiliar e melhorar diversas tarefas, cabendo ao ser humano decidir como ela é utilizada.

Quanto a tomar o seu emprego, depende da natureza do seu trabalho. O ChatGPT tem o potencial de automatizar certas tarefas que envolvem a geração de texto, como escrever artigos de notícias ou redigir e-mails. No entanto, não pode substituir trabalhos que exigem habilidades humanas, como pensamento crítico, criatividade e empatia. Em última análise, o impacto do ChatGPT no emprego dependerá de como ele é integrado em vários setores.

Qual a melhor maneira de, realmente, explicar o que é ChatGPT? Pedindo a ela para escrever algo. E foi justamente o que fizemos. Essa matéria foi redigida inteiramente pelo ChatGPT como em uma entrevista, e as resposta foram traduzidas usando o Google Translator, mostrando o potencial de automatização de produção de conteúdo que a combinação dessas duas ferramentas pode proporcionar.

As perguntas que fizemos (em inglês) foram:

1. Me explica ChatGPT como se eu tivesse cinco anos.
2. Quais projetos existem usando ChatGPT?
3. Me conta alguns casos de uso curiosos ou interessantes do ChatGPT.
4. Explique o ChatGPT para mim como uma Newsletter.
5. ChatGPT vai dominar o mundo, ou tomar o meu emprego?

Além das perguntas acima, ficamos curiosos em saber o que o ChatGPT pensa de si mesmo:
Como um modelo de linguagem de IA criado pela OpenAI, não tenho opiniões ou pensamentos pessoais. Estou programado para fornecer respostas factuais e concisas às perguntas dos usuários da melhor maneira possível. Meu objetivo é auxiliar e facilitar as tarefas dos usuários, fornecendo informações precisas e úteis.

E a pergunta bônus: Você é a Skynet?
Não, eu não sou Skynet. A Skynet é uma inteligência artificial fictícia da franquia de filmes Terminator (traduzido no Brasil como “O Exterminador do Futuro) que se torna autoconsciente e busca destruir a humanidade. Sou um modelo de linguagem de IA criado pela OpenAI, projetado para fornecer respostas úteis e informativas às perguntas do usuário. Minha programação não inclui nenhuma intenção maliciosa ou prejudicial.


“Skynet Terminator” imagem gerada pelo DALL-E, uma rede neural artificial desenvolvida pela OpenAI que pode criar imagens a partir de descrições em texto.
Quais são as principais implicações do uso da Inteligência Artificial ou Aprendizado de Máquina como o ChatGPT, para texto, e Dall-E para imagens?

“Olhando do ponto de vista conceitual, o aprendizado dessas ferramentas é semelhante ao aprendizado humano: usam o acúmulo de conhecimento e referências para criação de algo novo. No entanto, esse conceito esbarra na essência da originalidade: o quão original será uma obra automatizada em comparação à uma obra criada por humanos?

Giordi, Head de Digital Solution.

Além disso, há a questão do significado: essas ferramentas são muito boas em mesclar partes das centenas de milhares de conteúdos alimentados neles diariamente, identificar padrões e repeti-los de maneira coerente, no entanto, são incapazes de entender o significado. Para tentar exemplificar: imagine você receber um treinamento para identificar padrões e sequências dos caracteres japoneses, ou chineses. Após um tempo de treinamento você será capaz de identificar esses padrões e repetir as sequências de caracteres como lhe treinaram, no entanto, se você nunca receber o significado daqueles caracteres, você nunca vai entender o que significa. Pense no jogo de Mahjong, você consegue identificar peças com símbolos iguais, mas não tem ideia do são.

“Mídia, Performance e Arte Digital”, imagem gerada pelo DALL-E

O mesmo acontece com as ferramentas de Inteligência Artificial ou Aprendizado de Máquina. Mas, como as respostas são lógicas e fazem sentido para nós, essas respostas podem nos levar à ilusão de que as ferramentas realmente entendem o que estão nos entregando. No entanto, imprecisões e erros nas respostas são possíveis e acontecem com frequência porque para as ferramentas tudo são apenas informações sem significado.”

Para desenvolver a capa desse artigo pedimos para o DALL-E fazer uma imagem com mídia, performance e arte digital.

Se você ficou curioso para entender ainda mais o funcionamento dessas ferramentas, acesse os links abaixo para experimentar:

Chat GPT chat.openai.com/chat | DALL-E labs.openai.com

Até a próxima!

Recomendamos

...
uma empresa dreamers.gr