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Digital Business

Amazon Prime Day 2023: Aprenda com especialistas a se posicionar no e-commerce

Quando o assunto é SEO, o que vem na sua cabeça? Provavelmente otimizações em um site para ganhar destaque em buscas orgânicas sobre um assunto específico. Mas Search Engine Optimization é uma técnica que vai muito além disso.

Grandes marketplaces, como a Amazon, também utilizam algoritmos para classificar seus produtos. E, aproveitando que o Prime Day de 2023 vem aí, tem um insight saindo do forno sobre como se preparar para essa grande data do varejo usando SEO ao seu favor.

O que é o Prime Day?

O Prime Day acontece em outros países do mundo desde 2015, finalmente chegando ao Brasil em 2019. Ano após ano, a gigante varejista vem escalando suas vendas.

Essa é uma das maiores oportunidades tanto para o varejo, que pode aumentar seu volume de vendas, quanto para o consumidor, que quer encontrar ofertas com duração de 48h. Nessa data é possível encontrar os mais variados produtos com preços atrativos.

Quando acontece o Prime Day?

Nos dias 11 e 12 de julho de 2023.

Quais foram os produtos mais comprados no Prime Day em 2022?

Segundo informações da Amazon, o Prime Day em 2022 foi um dos maiores dos últimos tempos em todo mundo. Segundo dados da empresa, os membros Prime compraram mais de 300 milhões de itens durante o evento promocional da varejista.

As categorias dos itens mais vendidos em 2022 foram:

Como melhorar a busca orgânica dos seus produtos na Amazon?

Diferente do Google, que utiliza algoritmos para consultas, a Amazon possui um algoritmo que classifica os produtos buscados em sua plataforma. Essa classificação pode levar em conta alguns sinais que incluem a relevância da palavra pesquisada e se o anúncio corresponde a pesquisa, desempenho do produto em vendas e outros fatores.

Existem algumas formas de melhorar o posicionamento para que seus produtos possam ter mais visibilidade e consequentemente garantir boas vendas. É o que vamos ver por aqui.

Como a Amazon classifica um produto

A classificação de um produto pelo algoritmo da Amazon leva em consideração alguns fatores que vão desde nível de palavras-chave, taxa de cliques, taxa de conversão a avaliações e vendas.

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o posicionamento dos seus produtos e ter mais destaque na hora de vender. Confira:


1. Como as pessoas encontram seu produto e como elas pesquisam

O primeiro passo é entender como seu produto é pesquisado, qual é a nomenclatura mais utilizada e quais são as variáveis utilizadas pelos usuários. Para isso, é possível utilizar a própria caixa de pesquisa da Amazon para obter insights, porque ela reflete as principais buscas dos usuários.

Com essas informações em mãos, separe as variáveis de palavras-chave e utilize a que melhor descreve o seu produto.

Veja o exemplo do que aparece quando procuramos a palavra “geladeira”:

2. Capriche no título de seus produtos

Inclua os termos que possam descrever seu produto com precisão e não esqueça de incluir palavras-chave relevantes obtidas na sua pesquisa inicial – isso irá ajudar as pessoas a encontrarem seu produto com mais facilidade.

Lembre-se também que o título deverá ser conciso e procure evitar informações desnecessárias para não ser classificado com um spam. Aproveite para utilizar também algumas características como nome da marca, cor, quantidade, tamanho ou número, todas essas informações são relevantes para melhorar a pesquisa.

3. Imagens de qualidade

Assim como o texto é fundamental para descrever o produto, as imagens também são importantes na hora da venda, porque refletem os detalhes. Por isso, utilize fotos que deixem claro seu produto de diversos ângulos.

Além disso, procure utilizar imagens que estejam em alta qualidade (pelo menos 1000px). Isso facilitará o modo zoom para que o seu produto possa ser exibido com mais detalhes. Imagens com produtos ambientados e vídeos explicativos também facilitam a conversão.

4. Comentários e avaliações

Construa a reputação do seu produto e torne ele relevante com os comentários e avaliações.

Um dos fatos que você não pode deixar de lado é que os usuários podem tomar decisões baseadas na experiência de outros. Ou seja: a entrega de um produto não finaliza a jornada do seu usuário. Para isso, estimule comentários sobre seus produtos.

A plataforma da Amazon permite inclusive o envio de fotos dos produtos após a compra, algo que facilita ainda mais a decisão de compra baseada na experiência de outras pessoas.

5. Descrições

Utilize a descrição de forma otimizada, com bullets points com as principais características do seu produto, seus benefícios e para que ele poderá ser utilizado. Evite copiar descrições já utilizadas por outros vendedores e crie conteúdos originais que podem auxiliar as dúvidas que o usuário possa ter.

6. Perguntas e respostas

Diminua o tempo de resposta das principais dúvidas sobre o seu produto. É sempre muito bom ter uma descrição bem completa, mas dúvidas de clientes são muito comuns.

A seção de perguntas e respostas da Amazon nas páginas de produtos oferece aos clientes a capacidade de fazer perguntas, respondê-las e votar nas melhores dúvidas para garantir que as perguntas mais frequentes apareçam no topo.

Tente antecipar alguns questionamentos mais comuns, isso certamente irá ajudar na decisão de compra do usuário.


Cada marketplace tem seu próprio algoritmo para classificar os produtos que estão sendo vendidos dentro da plataforma, mas essas dicas são relevantes para os grandes comércios eletrônicos e valem não só para o Prime Day de 2023, como para outras grandes datas do varejo, como a Black Friday.

Então prepare-se! Essa é uma ótima oportunidade de trazer destaque para o seu negócio.


Você sabia que a Convert pode te ajudar a aumentar suas vendas com uma estratégia de SEO planejada só para o seu business? Entre em contato com a gente para saber mais!

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