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Opiniões

De olho no lance: Balanço da Black Friday 2022!

Bem amigos da rede Convert, sejam muito bem-vindes ao nosso parecer sobre um dos eventos que movimentou o cenário do varejo em 2022: a Black Friday.

As expectativas para o momento eram altas e promissoras, desde junho, aqui na Convert estávamos levantando várias conversas sobre a Black Friday e as perspectivas de consumo do 2º semestre. Mas será que os resultados foram animadores?

Para te ajudar a entender melhor o que rolou nessa partida, convidamos o diretor de conexões e estratégias, Alexandre Tufi e o analista de estratégia, Danilo Pires, para comentar os principais insights.


SEGUE O JOGO

O time do varejo chegou empolgado e otimista – como apontamos neste artigo – e escalou seus melhores talentos. Veja a escalação:

Do outro lado, os consumidores chegaram à partida com respeito ao momento e, mesmo embalados pelos resultados positivos no primeiro semestre, se mostraram desafiados a cumprir os resultados que o varejo espera.

A partida começou muito antes das 24hrs em questão. As ofertas – principalmente nos itens ligados diretamente à copa do mundo (eletroeletrônicos e vestuário) – já eram encontradas em meados de outubro. Isso animou ainda mais o time do varejo, que foi aumentando suas ofertas e comunicações, criando um movimento de antecipação das compras numa preparação pré-copa.

Logo em seguida, com o “trem nos trilhos” e com resultados animadores em outubro e início de novembro, o varejo aplicou – em sua maioria – o mesmo planejamento executado em 2021, o que causou uma certa surpresa no time consumidor, fazendo com que a defesa do time fosse cada vez mais ativada, sempre com atenção a alta dos preços e parcelamentos.

O time dos consumidores foi conservador e, aproveitou as ofertas quando elas foram antecipadas, fazendo com que a grande expectativa do momento – os itens de copa do mundo – chegassem à sexta-feira em questão já sem tanta tração.

Houve também a movimentação do time do consumidor que, após o primeiro jogo da seleção brasileira na Copa, aliado a um menor buzz dos grandes líderes do varejo (não tivemos as grandes lives esse ano) acabou em uma certa dispersão em relação a sexta-feira em si.

O resultado dessa partida foi claro: tivemos uma Black Friday muito menor do que a esperada.

O QUE APRENDEMOS?

A antecipação das ofertas e movimentos para o mês de novembro (e as vezes até outubro) faz com que tenhamos melhores resultados e “aumentemos a maré” dos meses inteiros, sem depender tanto da data em questão, fugindo dos altos custos de mídia e concorrência agressiva.

No entanto, ela reflete diretamente no resultado do dia da Black Friday: com consumidores mais maduros, com um poder de compra reduzido e com maior acesso ao varejo físico (pós pandemia), podemos diluir a concentração dos anos anteriores durante o período pré ou pós Black Friday.

COMO SE PREPARAR PARA O QUE PODE ROLAR EM 2023
  1. Planeje antecipadamente o negócio e a comunicação, evitando movimentos abruptos perto da data.

  2. Tenha clareza nos objetivos e metas. Planeje pequenos milestones de sucesso. Especificamente do ponto de vista de mídia, é importante saber quais são os resultados esperados, mas acima de tudo, os resultados possíveis.

  3. Escolha os produtos certos. As categorias mais vendidas são chaves. Entenda como participar do contexto de jornada como complemento, “surfando” a onda das mais procuradas.

  4. Otimize a comunicação. Com objetivos claros e aproveitando o contexto, a comunicação deve ser sempre direta na entrega dos benefícios, principalmente nas peças no digital.

  5. Treine sua equipe comercial. A experiência do consumidor não acontece somente em tecnologia durante a compra, mas também com o atendimento, seja via chat ou nas lojas físicas. É de suma importância que a equipe de atendimento esteja preparada para tirar dúvidas e auxiliar no processo de compra.

  6. Logística e frete. Cada vez mais o frete se torna decisor ou desistência da compra. Vale estar atentos a opções mais em conta, assim como na agilidade da entrega.

  7. Atendimento Geral. Muito em linha com uma equipe comercial treinada, todo o ecossistema deve funcionar para conduzir o cliente a compra, desde o primeiro clique nos ambientes digitais à recepção dos clientes na loja física.

  8. Site. Garanta que seu site suporte o volume de demanda que você irá gerar com as ações de comunicação. Estabilidade foi o principal problema em 2022.

  9. Controle de Estoque. Tão importante quanto garantir a estabilidade do site é ter a disponibilidade do produto. Antecipe a tendência e prepare o estoque para o período.

  10. Expanda os canais de venda. Além dos clássicos formatos, os consumidores estão sempre conectados e com oportunidade de converter. Lojas de aplicativos – principalmente Instagram e WhatsApp – são cada vez mais reais nas transações.

E AGORA, A OPINIÃO DOS NOSSOS COMENTARISTAS

O movimento de antecipação foi um dos principais “ofensores” ao resultado isolado do dia da Black Friday, porém, quando olhamos para o resultado total do mês de novembro para nossos clientes, tivemos excelentes resultados de receita. Cada vez mais, precisamos estar posicionados e prontos para receber as demandas dos usuários em qualquer ponto da jornada de consumo.

Alexandre Tufi, Head de Conexões e Estratégias

Copa do Mundo, que poderia ser um auxiliar na corrida das vendas na Black Friday na verdade, acabou atraindo a atenção do consumidor de outras formas. Com o início da Copa alguns dias antes, e o jogo do Brasil exatamente um dia antes. As compras foram antecipadas, camisetas, itens de decoração e maquiagem. Outro importante ponto que fica de lição é a instabilidade nos sites que gerou um prejuízo de 48M, 34% maior que o ano anterior.

Danilo Pires, Analista de Estratégia

As expectativas para a Black Friday, assim como para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022, eram muito altas e seguiram para um resultado diferente do esperado.

Ainda nos recuperando da mágoa, usamos as falhas como aprendizado e levantamos a cabeça com o seguinte questionamento:

Quais lições o seu time pode tirar desse momento pra estar pronto na próxima?


Quer saber como seu negócio pode prosperar na Black Friday?
entre em contato com a gente!

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