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Opiniões

Black Friday e as perspectivas de consumo do 2º semestre

Uma das principais datas do varejo, a Black Friday em 2022 vai ocorrer no dia 25 de novembro e será uma oportunidade para aumentar o faturamento e conquistar novos clientes.

Mudança no hábito de compra dos últimos anos
A pandemia nos fez redescobrir o mercado. Com a crise e a alta nos preços, muitos brasileiros priorizaram a compra de itens essenciais como alimentos e materiais de higiene, diminuindo o consumo de itens considerados supérfluos.

Previsão de retomada lenta e otimista
De acordo a pesquisa “Black Friday 2022: Termômetro de Consumo” da Globo, para 62% dos consumidores, existe uma expectativa de melhora para o segundo semestre. Nesse momento, existe uma demanda reprimida pelos produtos que precisaram ser cortados nos últimos anos, como:

_roupas e calçados
_alimentos e bebidas
_educação
_autocuidado
_lazer fora de casa

Copa do Mundo ajuda na movimentação

Prevista para iniciar na mesma semana da Black Friday, um dos maiores eventos esportivos do mundo deve impulsionar ainda mais as ofertas e compras. As principais categorias são de roupas, acessórios e eletrônicos para acompanhar os jogos.

Com ambos os eventos acontecendo simultaneamente, pela primeira vez, é preciso repensar as estratégias da virada da Black Friday. De acordo com a pesquisa Copa Google + Offerwise, entre julho e novembro de 2022 os consumidores já estarão no clima da Copa e declarando suas intenções de compra:

_37% por televisão e aparelhagem de som
_31% por celular
_34% por plano de internet
_28% por pacote de TV por assinatura

Mais mobile do que nunca

Com o primeiro jogo do Brasil acontecendo na quinta-feira pós Black Friday, os clicks podem ser impactados, assim como a forma que as buscas são feitas. É importante pensar na experiência mobile, mesmo com a distração dos jogos, temos o celular à mão para garantir as melhores ofertas.


Estratégia Real Time

O interesse de consumo é moldado pelo calendário de jogos do Brasil. Tendo como base a Copa de 2018, algumas categorias, como TV, aproveitam o momento único e crescem durante a copa. Já outras são impulsionadas, acelerando antes, durante e depois o período de jogos, como a camisas da seleção.

Algumas categorias também passam pelo chamado Vale da Copa, e retraem somente durante os jogos, como é o caso de móveis e decoração, e outras tem um grande potencial no aquecimento do evento, como a categoria de bebidas. Por fim, o pós-jogo e a ressaca da Copa trazem a retomada das categorias menos priorizadas, como limpeza e automotivo.

Por isso, é importante estar atento aos eventos para entender a curva do consumo em diferentes categorias. Antecipar é uma opção, mas, se o consumidor não encontrar uma oferta arrebatadora, é provável que ele deixe a compra para perto da data de estreia ou para a própria Black Friday.

No varejo, omnichannel é o canal // Após o destaque do e-commerce nos últimos dois anos, a tendência de 2022 é omnichannel, possibilitando tanto a compra online e retirada na loja quanto a compra na loja física com entrega em casa, facilitando a gestão de estoque.

Preço ainda é o drive principal // Preço converte, mas não constrói. É importante que as marcas aproveitem o período para ficar na memória do público. Além dos descontos, frete grátis, variedade e qualidade do produto também são vistos como uma boa experiência de compra.

Experimentar para economizar // Procurando o melhor preço, o brasileiro está mais aberto à novas marcas, principalmente nas marcas de cuidados pessoais, produtos de limpeza e varejistas online. Cada vez mais, os brasileiros em lojas que nunca haviam comprado antes.

Recomendação como motor de compra // O consumidor leva em consideração as avaliações de lojas online na decisão de compra. Reviews e críticas de influenciadores também se tornam cada vez mais relevantes, como podemos ver nos dados do Google Insights Finder:


TENDÊNCIAS PRA BLACK FRIDAY 2022

A exigência do consumidor online, além de aumentar a percepção sobre os direitos, faz com que produtos com entrega rápida e lojistas comprometidos com a segurança do envio saiam na frente.

Buscas por “entregas no mesmo dia” cresceram 73% e “como cancelar ou devolver compras” cresceu 62%

 


O consumidor já começa a comparar os preços bem antes do evento e os varejistas podem explorar cada vez mais oportunidades como o “esquenta Black Friday”. A jornada de compra começa antes mesmo das marcas divulgarem suas promoções.

57% do público começa a pesquisar em setembro.

 

Para uma experiência de compra agra /dável, os varejistas devem estar atentos à navegação móvel, com redução do tempo de carregamento das páginas e calculadora de preço de frete antes do checkout. É preciso integrar novas soluções de pagamento como parcelamento no boleto ou PIX.

80% dos consumidores deixam de comprar por conta de formas engessadas de pagar.

 

Poucas horas de instabilidade no site podem causar um grande prejuízo, além da má experiência com a marca. Uma pesquisa da Sofist em 2021, apontou que problemas de lentidão e instabilidade em e-commerces no período da Black Friday podem ter gerado prejuízo de aproximadamente R$ 8 milhões às lojas virtuais.

 


TENDÊNCIAS PRA BLACK FRIDAY 2022

Consolidação dos apps // O Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo. Somente em um dia da Black Friday 2021, foram entregues mais de 10 milhões de “pushes” (notificações).

Buy Now, Pay Later (BNPL) // Para aumentar o poder de compra e o valor do ticket médio, essa solução permite o parcelamento em até 24x sem cartão de crédito. Oportunidade para os milhões de brasileiros que não possuem vínculos com instituições bancárias ou tem pouco acesso a crédito.

Social Commerce // E-commerce que acontece exclusivamente nas redes sociais, onde a jornada começa e termina. Através de lives em perfis comerciais, as marcas aproveitam da conexão das redes com as lojas online de forma estruturada, mesclando conteúdo e geração de vendas.

Live Commerce // Já no formato Live Commerce, os programas focados em vendas ganharam sua versão em streaming, com demonstração de produtos e compra imediata através dos apps.
A Americas.com começou suas lives em 2020, usando influenciadores e artistas para apresentar e entreter o público. E em apenas duas edições, a marca já registrou um crescimento de mais de 10 vezes na busca dos produtos divulgados e uma conversão de vendas 7x maior.

Metaverso // De acordo com uma pesquisa da Shopify, os clientes que visualizaram um produto em realidade aumentada têm 65% mais probabilidade de fazer uma compra. Em um relatório da McKinsey, os dados apontam mais de US$ 120 bi investidos só em 2022.


“O Brasil é o terceiro país onde as pessoas passam mais tempo conectadas e neste ano, 50% dos brasileiros declaram que irão comprar alguma coisa. Precisamos – mais do que nunca – estar presentes na jornada do consumidor, apresentando benefícios tangíveis e construindo relevância com os potenciais compradores. Ultraconveniência deixa de ser diferencial e passar a ser requisito nas compras on-line.

Antecipar, monitorar e agir com base nos resultados é o segredo para uma operação de sucesso. A Black Friday é um momento de decisão curta de compra, de impulso pela promoção, porém, é necessário construir presença na cabeça do consumidor muito antes da data, evitando – o máximo possível – os altos custos de mídia do mês de novembro.”

Alexandre Tufi, Head de Conexões e Estratégias


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Fontes: gente.globo.com | thinkwithgoogle.com | ecommercebrasil.com.br I | forbes.com.br | istoedinheiro.com.br | ecommercebrasil.com.br II | meioemensagem.com.br | [Google] Black Friday & Impacto Copa

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