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Digital Business

Dia do Consumidor – Aprendizados e insights que podem ajudar o seu negócio

Sua caixa de e-mails já deve estar lotada de ofertas anunciando o Dia do Consumidor. Mas você já sabe como o seu negócio pode aproveitar esta data?

Considerada a “Black Friday do Primeiro Semestre” a data vem se destacando cada vez mais, tanto com os clientes quanto com os varejistas e prestadores de serviços. Em 2023, o dia escolhido para movimentar o mercado foi 15 de março.

Quando é a semana do consumidor?

Mas com tanto sucesso, só um dia pareceu pouco. Ultimamente, as ações têm sido expandidas para a Semana do Consumidor, que ocorre entre os dias 12 e 18 de março.

O evento é relativamente novo no território nacional (surgiu em 2014), o que nos traz uma oportunidade imensa para explorar caminhos e conectar marcas com suas potenciais audiências e compradores.

O Dia do Consumidor ainda é desconhecido por cerca de 60% dos brasileiros.

Segundo dados da All in, o faturamento em 2022 foi de R$ 7,2B – um crescimento de aproximadamente 8% em relação a 2021 – e, pós-pandemia, vem mostrando recuperação ano após ano. A expectativa esse ano é de crescimento novamente, uma vez que, em 2022, as buscas tanto por “dia do consumidor” quanto por “semana do consumidor” atingiram seu maior volume histórico, apontando uma retomada para ambos os assuntos.

Google Trends

 

Obviamente, o pico de acessos e transações acontece no Dia do Consumidor (dia 15) porém, ainda segundo a All in, os usuários já começam as buscas e monitoramento de preços no começo do mês de março, reforçando a maturidade dos consumidores, que já defendemos em nossa seção de insights.

De acordo com o Google, este ano, as intenções de compra se concentram em itens de primeira necessidade e compras recorrentes, com destaque para as categorias de mercado, casa e eletros.

Aqui temos um claro retrato da atual situação econômica do país e do quadro de endividamento dos brasileiros. É preciso existir uma vantagem real para poder despertar o interesse e buscar esse comprador, que estará extremamente dividido na hora de decidir sua compra.

Mas, há esperança e oportunidades no fim do túnel. 49% do público declara que pretende gastar até R$ 500 nas suas compras nos próximos meses – um crescimento de 7p.p. vs 2022.

Cabe a nós estarmos preparados e garantirmos a melhor experiência para os consumidores. Como “herança” da Black Friday, o ideal é focar nos diferenciais mais buscados: a Entrega Grátis, preferida por 40% do público, a Entrega Rápida e Segura – alô, ultra conveniência! – (33% do público) e as Condições de Pagamento (36%).

Comece garantindo que as vantagens oferecidas sejam, de fato, relevantes para o seu público, que as condições de pagamento sejam facilitadas e, acima de tudo, que os ambientes para receber os usuários tenham capacidade de suportar esse tráfego adicional que a data nos traz.

Agora que você já está por dentro dos dados e insights, pode sair na frente da concorrência nas próximas oportunidades.


O consumidor está cada vez mais experiente, munido de informação e monitorando o movimento de marcas e serviços. Precisamos, ainda mais no contexto econômico atual, garantir que as nossas ofertas –em descontos ou em vantagens – sejam reais e perceptíveis. No fim do dia, é necessário para o cliente ter a certeza de um bom negócio.

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