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Opiniões

Velocidade do site também é performance

Quando um usuário clica em um resultado de pesquisa ou em uma peça, ele espera que essas informações sejam exibidas de imediato. Caso isso não aconteça, certamente sua página será abandonada.

A velocidade de carregamento de uma página é um dos preceitos importantes para uma boa estratégia de performance. Quando olhamos para muitos sites ou páginas estratégicas que levam para uma conversão, por exemplo, podemos ver que geralmente esse item acaba sendo deixado de lado. E por isso a dependência de mídia paga cresce e por vezes o abandono ao site também.

O smartphone é o dispositivo mais utilizado para acessar internet, cerca de 85% dos acessos são pela rede móvel, com isso é necessário que sua página possa ser além de responsiva (que se adapta a diversos formatos de tela), mas também otimizada em velocidade para que seja leve e possa carregar os dados rapidamente.

Neste artigo resolvi detalhar alguns pontos importantes que você precisa ficar de olho e contar com sua equipe de SEO e desenvolvedores para te auxiliar na manutenção e construção de uma página leve e responsiva.

Velocidade e o posicionamento orgânico

Um dos fatores importantes que a velocidade de uma página impacta é o posicionamento orgânico, que pode ser afetado para bem ou para uma posição mais baixa.

O Google leva em consideração a experiência do usuário. Recentemente, com a atualização do Core Web Vitals, a velocidade e experiência negativa no mobile afetam ainda mais o posicionamento de uma página. Isso quer dizer que além da velocidade de abertura de uma página, elementos como imagens que são carregados no decorrer da carregamento da página podem afetar seu posicionamento.

A velocidade pode afetar os Índices de qualidade dos seus anúncios

Para os índices de qualidade de um anúncio também é levado em consideração o tempo em que uma página leva para carregar. Com as próprias palavras do Google: “A velocidade com que sua página é carregada pode ser a diferença entre a rejeição ou a compra.”

Aqui é o que dissemos no primeiro parágrafo, quando um usuário clica em um anúncio ele espera que as informações sejam carregadas de forma rápida. Páginas muito lentas geram experiências frustrantes para os usuários.

Como o boom das compras on-line que a pandemia nos trouxe, as pessoas estão ainda mais íntimas do consumo pela internet. Sites ou páginas com experiências negativas certamente geram mais custos para se posicionar, ou seja, é preciso investir mais dinheiro para eles serem melhor posicionados.

Comportamento da página via anúncios nas redes sociais

Por último, um outro olhar que também é necessário ter é o comportamento da sua página via redes sociais. Geralmente Facebook e Instagram utilizam navegadores próprios, essa conexão via navegadores das redes sociais não apresenta tantos recursos para otimização e carregamento de uma página igual a navegadores mais robustos como Chrome, Firefox ou Safari.

Isso quer dizer que, uma vez que sua página seja lenta nesses navegadores, pode ter consequências ainda mais frustrantes para o usuário em navegadores próprios das redes sociais.

Como saber se minha página tem o carregamento lento?

Há diversas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para medir a performance de carregamento de uma página ou site, a que eu recomendo para você começar a ter essa visão é o PageSpeed Insights, ferramenta do Google que indica por meio de notas de 0 a 100 se sua página é otimizada para desktop e mobile. Com ela, é possível ter boas sugestões de quais elementos da página precisam passar por otimização.

Espero que tenha conseguido sintetizar qual é a importância de uma página com o carregamento rápido para o usuário. Seja qual for a sua estratégia, é sempre importante ter essa visão para a sua página.

 

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