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Opiniões

O método YouTube de engajar pessoas através da intenção criativa

O YouTube é uma das plataformas mais plurais da atualidade. A cada ano, o serviço se renova e transforma a forma que consumimos conteúdo. Com uma proposta muito diferente de outros meios de comunicação mais “tradicionais”, como o Rádio ou a TV, a rede abrange uma diversidade de temas dos quais os usuários controlam o que será publicado (desde que não violem as políticas da plataforma) e o que será assistido, variando de acordo com os seus interesses do momento. Nesse cenário de possibilidades, surgem novas oportunidades para o seu negócio.

Buscando maximizar o potencial dos anunciantes nos canais do YouTube e inspirar criativos a buscar estratégias inovadoras para a rede, os times de Criação e Estratégia da Convert foram ao prédio do Google conferir de perto a apresentação do “The YouTube Way”, uma metodologia própria da plataforma que considera os objetivos de quem consome e de quem anuncia.

Para começar a entender melhor sobre o YouTube, é preciso colocar o usuário em foco.

É com um olhar focado no usuário que conseguimos compreender a jornada do consumidor e criar conteúdos autênticos e personalizados que realmente causem o impacto necessário para envolver a persona com quem queremos conversar, entendendo que ela nem sempre estará em um momento de consumo. Ao invés de simplesmente criar, a rede nos convida a criar com intenção.

A intenção criativa, como eles chamam, nada mais é do que a busca por direcionar a mensagem certa, às pessoas certas, no momento certo. Eles apontam que o objetivo do processo criativo deve ser gerar um conteúdo tão interessante quanto aquele que as pessoas estão querendo consumir. Mas isso não considera o tradicional funil de vendas seguido pelas etapas de Awareness, Conversão e Consideração. Aqui, o time do YouTube categorizou as dimensões da intencionalidade da seguinte forma:

Intenção da marca: O que move a marca a desenvolver e investir na campanha?

Intenção da audiência: Qual a intenção da audiência ao se conectar com a marca, produto ou assunto?

Intenção criativa: O que a ideia deseja provocar nas pessoas?

Linguagem: Qual a melhor linguagem, dentro do YouTube, para expressar essa ideia?

Entendendo este passo a passo, seguimos para a nova jornada. Inspirada na parte de intenção de marca, eles apresentaram uma jornada formada por: Gatilhos > Exploração > Avaliação > Compra

Se a jornada é cada vez menos linear, o consumidor pode ser impactado pelas ações da marca a qualquer momento, ou seja, ele está sempre na etapa de exposição. É neste ponto que precisamos entender onde atuar e, igualmente importante, entender o como atuar.

Precisamos entender a fundo quem é a audiência daquela marca. Para isso, podemos extrair diversas variáveis como: afinidades, contexto, influência cultural, geracional e mais. Esses dados são ótimos indicativos para as preferências dos viewers.

Já é amplamente comprovado que somente segmentar por personas não traz eficácia, pois as pessoas são múltiplas em seus interesses.

O YOUTUBE É PLURAL, LEMBRA?

Precisamos levar em consideração outros interesses dos usuários. É preciso um estudo intencional sobre a audiência para criar uma estratégia realmente relevante, levando em consideração as especificidades da plataforma.

Além da pluralidade de conteúdos, existem outros tipos de formatos que podem despertar curiosidade no público e engajar a comunidade da marca, como: vídeos de making-off, vlogs, vídeos de curiosidades sobre a marca, a presença autêntica dos influenciadores e mais.

Um exercício interessante é assistir as Campanhas de Vídeos Mais Vistas da Plataforma “YouTube Ads Leaderboard” O Youtube disponibiliza um compilado onde podemos acompanhar quais são as abordagens utilizadas pelas marcas que estão fazendo mais sucesso e o insight por trás daquela estratégia.


“Precisamos de uma parceria com as marcas para entender os pontos da jornada que fazem sentido de atuar e dão match com o posicionamento que elas buscam as redes. Apesar ter sido um evento voltado para as estratégias do YouTube, os insights de negócio mostrados vão muito além da plataforma, abrangendo todo o ecossistema digital.”

Bianca Pereira, Redatora


Na Convert, temos um modelo de trabalho integrado e customizado, formado por uma equipe com diversas capacidades que trabalham em colaboração em torno do mesmo propósito e objetivo do cliente.

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