“Se você quer ganhar mais destaque na pesquisa orgânica, precisa começar a planejar suas ações para melhorar o posicionamento da sua página ou a do seu cliente.”
Roberto Borba, Líder de SEO da Convert
Em SEO, ter uma estratégia planejada é de vital importância para alcançar um bom ranqueamento.
Se você quer ganhar mais destaque na pesquisa orgânica, precisa começar a planejar suas ações para melhorar o posicionamento da sua página ou a do seu cliente. E, apesar de não existir receita pronta para planejar suas estratégias de SEO, saber alguns dos passos que você pode seguir para otimizar suas buscas vai te ajudar a ganhar tempo na hora de executar seu planejamento.
Neste artigo, resolvi colocar alguns pontos que considero importantes para se ter um guia e planejamento de SEO. Fique à vontade para usar o que achar que faz sentido para a sua estratégia.
1. Tenha um briefing antes de começar seu trabalho
Ter um documento com os objetivos do projeto servirá de insumo para o primeiro direcionamento do seu planejamento. Como dica extra, tente colocar as principais perguntas para que o seu cliente possa responder. Aqui vão algumas sugestões:
• Quais palavras-chave você considera importantes para o seu negócio?
• Quais são os seus principais concorrentes diretos e indiretos?
• Quais são as categorias ou páginas do site que você quer ter foco no início do trabalho?
• Para quais páginas ou produtos você deseja ter um melhor posicionamento?
• Quais datas sazonais são importantes para o seu negócio?
• Quais são as suas expectativas: ter mais acessos, vender, gerar novos leads ou posicionamento de branding?
2. Não se esqueça da pesquisa de palavras-chave
Aqui entra uma das principais estratégias para o planejamento do seu projeto. Veja quais são as oportunidades para atrair mais tráfego para o site do seu cliente e saiba quais palavras-chave são importantes para o negócio dele. As ferramentas que utilizo geralmente são: SEMrush, pesquisa do Google, Google Trends, Answer The Public, Google Analytics e Google Search Console.
Outra oportunidade aqui é ter a visibilidade de quais palavras-chave os concorrentes estão trabalhando e quais são suas fraquezas. Utilize essa etapa para conversar com outras frentes envolvidas, como o pessoal responsável pelas campanhas pagas de Google Ads.
3. Faça um checklist
Primeiro, faça uma navegação e tente ver com os olhos do usuário, testando o site e navegando por todas as páginas. Se seu site for um e-commerce, por exemplo, faça uma compra teste e tente entender não só com os olhos de SEO, mas com a experiência do usuário (user experience ou UX).
É importante dar esse passo porque, mesmo que você seja um heavy user, dependendo do negócio, o público-alvo pode não ser.
Somente depois de ter feito isso, parta para ferramentas de auditorias para angariar os principais erros e possíveis correções no seu site. Utilize esta etapa para verificar não só o desktop, mas priorizando principalmente o checklist via mobile. Aproveite também essa etapa para fazer anotações. Mesmo os pontos mais simples podem criar ótimas oportunidades para melhoria do projeto.
Utilize esse momento para checar:
• Title tags, que são responsáveis por exibir informações da sua página na pesquisa;
• Links internos, responsáveis por facilitar a navegação e rastreamento do seu site;
• Estrutura de URL, que mostra quais informações da sua página estão presentes na URL;
• Conteúdo, ou seja, quais páginas possuem conteúdo, quais páginas não possuem;
• Imagens, com o tamanho do arquivo das minhas imagens;
• Experiência do usuário (UX), olhando para a navegação do site;
• Velocidade do tempo de carregamento, ou seja, quanto tempo em média minha página leva para ser exibida.
4. Priorize itens do seu checklist
Use o checklist para determinar quais são os itens prioritários que devem começar. Minha sugestão é que você separe esses itens em três “camadas” e sinalize em vermelho, amarelo e verde, que vão representar o nível de prioridade 1, 2 e 3.
Independente do sistema de classificação que você criar, tente estabelecer de onde irá partir e quais são os pontos mais urgentes para serem sanados dentro do site. Costumo utilizar esse momento para, primeiro, enviar as recomendações de correções mais fáceis que geralmente não oneram tanto o time de desenvolvimento. Porém, caso existam correções mais urgentes, use o bom senso para priorizá-las.
5. Tenha um cronograma das ações para o projeto
Ao ter um projeto de SEO nas mãos, muitas vezes é difícil de mostrar para o cliente como serão tratadas ou sanadas as principais deficiências que um site possa ter, por isso, comece a planejar as ações.
Após ter todos os principais dados sobre o site, como estudo do briefing, checklist, auditoria do site, pesquisa de palavras-chave e necessidades do seu cliente, estabeleça o seu cronograma de ações ou roadmap de cada etapa.
6. Reveja seu planejamento
Por fim, tente sempre rever seu planejamento, saiba quais foram os aprendizados, o que deu certo, o que deu errado e o que poderia ser refeito. Há sempre ótimas oportunidades para melhorar, use a criatividade!
Como havia citado logo no começo do artigo, há diversas formas de realizar o seu planejamento ou adaptá-lo de acordo com a necessidade do seu projeto. É claro que há sempre mais passos que você poderá tomar, mas é sempre bom ter um primeiro direcionamento.
Lembre-se que é importante ter um roteiro de como seguir com pequenos, médios e, principalmente, grandes projetos de SEO.
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