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Digital Business

Search Engine Optimization: 6 passos para planejar sua estratégia de SEO

“Se você quer ganhar mais destaque na pesquisa orgânica, precisa começar a planejar suas ações para melhorar o posicionamento da sua página ou a do seu cliente.”

Roberto Borba, Líder de SEO da Convert


Em SEO, ter uma estratégia planejada é de vital importância para alcançar um bom ranqueamento.

Se você quer ganhar mais destaque na pesquisa orgânica, precisa começar a planejar suas ações para melhorar o posicionamento da sua página ou a do seu cliente. E, apesar de não existir receita pronta para planejar suas estratégias de SEO, saber alguns dos passos que você pode seguir para otimizar suas buscas vai te ajudar a ganhar tempo na hora de executar seu planejamento.

Neste artigo, resolvi colocar alguns pontos que considero importantes para se ter um guia e planejamento de SEO. Fique à vontade para usar o que achar que faz sentido para a sua estratégia.


1. Tenha um briefing antes de começar seu trabalho

Ter um documento com os objetivos do projeto servirá de insumo para o primeiro direcionamento do seu planejamento. Como dica extra, tente colocar as principais perguntas para que o seu cliente possa responder. Aqui vão algumas sugestões:

Quais palavras-chave você considera importantes para o seu negócio?

Quais são os seus principais concorrentes diretos e indiretos?

Quais são as categorias ou páginas do site que você quer ter foco no início do trabalho?

Para quais páginas ou produtos você deseja ter um melhor posicionamento?

Quais datas sazonais são importantes para o seu negócio?

Quais são as suas expectativas: ter mais acessos, vender, gerar novos leads ou posicionamento de branding?

2. Não se esqueça da pesquisa de palavras-chave

Aqui entra uma das principais estratégias para o planejamento do seu projeto. Veja quais são as oportunidades para atrair mais tráfego para o site do seu cliente e saiba quais palavras-chave são importantes para o negócio dele. As ferramentas que utilizo geralmente são: SEMrush, pesquisa do Google, Google Trends, Answer The Public, Google Analytics e Google Search Console.

Outra oportunidade aqui é ter a visibilidade de quais palavras-chave os concorrentes estão trabalhando e quais são suas fraquezas. Utilize essa etapa para conversar com outras frentes envolvidas, como o pessoal responsável pelas campanhas pagas de Google Ads.

3. Faça um checklist

Primeiro, faça uma navegação e tente ver com os olhos do usuário, testando o site e navegando por todas as páginas. Se seu site for um e-commerce, por exemplo, faça uma compra teste e tente entender não só com os olhos de SEO, mas com a experiência do usuário (user experience ou UX).

É importante dar esse passo porque, mesmo que você seja um heavy user, dependendo do negócio, o público-alvo pode não ser.

Somente depois de ter feito isso, parta para ferramentas de auditorias para angariar os principais erros e possíveis correções no seu site. Utilize esta etapa para verificar não só o desktop, mas priorizando principalmente o checklist via mobile. Aproveite também essa etapa para fazer anotações. Mesmo os pontos mais simples podem criar ótimas oportunidades para melhoria do projeto.

Utilize esse momento para checar:

Title tags, que são responsáveis por exibir informações da sua página na pesquisa;

Links internos, responsáveis por facilitar a navegação e rastreamento do seu site;

Estrutura de URL, que mostra quais informações da sua página estão presentes na URL;

Conteúdo, ou seja, quais páginas possuem conteúdo, quais páginas não possuem;

Imagens, com o tamanho do arquivo das minhas imagens;

Experiência do usuário (UX), olhando para a navegação do site;

Velocidade do tempo de carregamento, ou seja, quanto tempo em média minha página leva para ser exibida.

4. Priorize itens do seu checklist

Use o checklist para determinar quais são os itens prioritários que devem começar. Minha sugestão é que você separe esses itens em três “camadas” e sinalize em vermelho, amarelo e verde, que vão representar o nível de prioridade 1, 2 e 3.

Independente do sistema de classificação que você criar, tente estabelecer de onde irá partir e quais são os pontos mais urgentes para serem sanados dentro do site. Costumo utilizar esse momento para, primeiro, enviar as recomendações de correções mais fáceis que geralmente não oneram tanto o time de desenvolvimento. Porém, caso existam correções mais urgentes, use o bom senso para priorizá-las.

5. Tenha um cronograma das ações para o projeto

Ao ter um projeto de SEO nas mãos, muitas vezes é difícil de mostrar para o cliente como serão tratadas ou sanadas as principais deficiências que um site possa ter, por isso, comece a planejar as ações.

Após ter todos os principais dados sobre o site, como estudo do briefing, checklist, auditoria do site, pesquisa de palavras-chave e necessidades do seu cliente, estabeleça o seu cronograma de ações ou roadmap de cada etapa.

6. Reveja seu planejamento

Por fim, tente sempre rever seu planejamento, saiba quais foram os aprendizados, o que deu certo, o que deu errado e o que poderia ser refeito. Há sempre ótimas oportunidades para melhorar, use a criatividade!


Como havia citado logo no começo do artigo, há diversas formas de realizar o seu planejamento ou adaptá-lo de acordo com a necessidade do seu projeto. É claro que há sempre mais passos que você poderá tomar, mas é sempre bom ter um primeiro direcionamento.

Lembre-se que é importante ter um roteiro de como seguir com pequenos, médios e, principalmente, grandes projetos de SEO.

Quer saber como podemos te ajudar a criar um projeto de SEO para o seu negócio? Vem conversar com a gente e conheça mais sobre nosso serviço de UX SEO.


Roberto Borba, Líder de SEO | 6 setembro 2023

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